9 de fev. de 2012

A Paisagem do Varejo em Evolução


Ano passado li um texto muito interessante na revista digital da Transworld Magazine, que par aquem não sabe é uma publicação americana direcionada para o segmento de action sports.
Na ocasião pensei em transmitir a todos clientes, mas acabei deixando de lado. Hoje por acaso conversando com dois empresários do nosso segmento, em momentos distintos, acabamos discutindo algumas questões tratadas nesse artigo que disponibilizo, trazduzido, logo abaixo. 
Para acessar o original na página da Transworld Magazine, é só clicar no título.


A Paisagem do Varejo em Evolução

Por Josh Hunter


Se existe alguma caixa de pandora para abrir ou uma colmeia de abelhas para chutar isso seria no mercado de action sports. 
Nos últimos anos, com a "grande recessão" mexendo o mercado, apenas as marcas e lojas “core”, com raízes firmes sobreviveram. Mesmo algumas marcas tradicionais e lojas veteranas, por pouco evitaram a extinção. E agora que estamos no final da cauda, o mercado não é mais o mesmo. 
O mercado de lojas “core” encolheu 13,5% de 2008 a 2010, de acordo com a mais recente pesquisa de distribuição no varejo, da associação dos fabricantes da indústria do surf (Surf Industry Manufacturers Association - SIMA). Com menos lojistas “core”, vendendo menos produtos e repondo menos estoque, obviamente, a batalha por manter a participação de mercado reacendeu-se. E, em resposta, as marcas começaram a tomar medidas para proteger seus resultados finais. 
Condições de crédito estendidas, “product on wheels” e lojas "parceiras" se tornaram parte do léxico do canal núcleo. Enquanto isso, muitas marcas lançaram plataformas diretas de comércio eletrônico e acelerou o crescimento de seus braços da auto distribuição. 
Nós todos sabemos que as coisas mudaram e o cenário do varejo evoluiu, mas o que não se tem certeza é se essas mudanças são salubres ou cancerosas para um mercado que foi construído sobre um alicerce de "núcleo" varejista. Considerando tudo isso, Como será o mercado daqui a 5-10 anos? O que os varejistas especializados deveriam estar fazendo para competir? E, você pode realmente culpar as marcas por se isolarem? 
O que você acha da questão? E o aumento do varejo próprio (lojas próprias) de algumas marcas: bom, mau, ou apenas feio? 
Queremos saber o que você pensa. Os quadros de comentário estão abertos, então inclua sua opinião abaixo, mas mantendo um nível qualificado, este é um fórum de discussão/debate produtivo. 
O tema está aberto para discussões.


Um comentário:

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